segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como tudo começou: comprando meu primeiro apartamento!

Olá!!!

Hoje vim contar para vocês como aconteceu a compra do meu apartamento. Na realidade, no começo eu iria adquirir uma casa, mas houve vários contratempos (erros de quem esta iniciando e não sabe nada) que fizeram com que o negócio não desse certo.

Para começar, primeiramente fui a um correspondente bancário para fazer uma aprovação de uma carta de crédito que tem um prazo máximo para ser utilizada de até 180 dias, e tive que pagar um valor "X" para o correspondente; 2) escolhi um imóvel que ainda não estava pronto, e demorou por volta de uns 3 meses para ficar pronto (que poderia ter levado um mês e meio); 3) a pessoa que estava vendendo o imóvel não estipulou nenhum prazo de entrega imóvel pronto e com as  as documentações necessárias para que pudesse ser enviado para o banco e dar entrada no processo de financiamento, mesmo assinei o contrato e repassei uma quantia como sinal "achando" que daria tudo certo; 4) eu não sabia o que era ITBI, e que ainda esse valor sairia por minha conta, fora a entrada e o financiamento, pois nesse caso o pagamento desse imposto ficava por conta do comprador e não do vendedor, e o pessoal da imobiliária não falou nada em relação a isso, fiquei sabendo na hora que li o contrato e peguntei o era e como era pago... enfim mais um erro meu; 5) a documentação demorou mais uns 4 meses para poder ficar pronta, e nesse meio tempo eu fui desanimando do negócio, pois sabia que minha cata iria vencer, e toda vez que ia à imobiliária perguntar como estava o andamento da obra e documentação, eles me respondiam que estava indo tudo bem  e não iria dar problema algum, mas nunca me davam uma resposta concreta.

Certo dia, já bem perto do vencimento da minha carta de crédito, fui a um estande de vendas da JC Gontijo - construtora é a Mais Engenharia, que ficava próximo ao meu trabalho, e acabei me interessando pelos empreendimentos deles, e a corretora que me atendeu me passou muita confiança e segurança (meu otimismo voltou a sorrir :)). Após o vencimento da minha carta, desfiz o negócio da casa e, com muito cuidado e bastante atenção a todos os quesitos mencionados acima, fechei com a corretora da JC Gontijo, paguei um sinal menor do que o anterior e o restante da entrada, foi dividida em 20 vezes, e desta vez o imóvel já estava pronto e com toda a documentação, não tive que pagar para fazer a aprovação, pois lá mesmo eles já pegavam os documentos necessários e enviam para o correspondente bancário, onde só fui para assinar para enviar para o banco, e o pagamento do ITBI e taxas cartoriais também ficou por conta da imobiliária (obs: no contrato havia uma clausula com um prazo para assinatura com o banco, se não o imposto ficaria por minha conta), paguei somente a taxa de contrato com o banco, que foi menos R$300,00. E após quase 2 meses peguei as chaves do meu AP \o/\o/\o/.

Resumidamente foi isso que aconteceu comigo, e minha dica para quem vai comprar um imóvel é que tome muito cuidado, e antes de tudo veja como esta o imóvel, se já esta com toda a documentação pronta, quais são as taxas que você vai pagar, pois não é todo imobiliária que paga o ITBI e taxas cartoriais. Espero ter  ajudado vocês.

Se você gostou desse post ou tem mais alguma dúvida, comente aqui embaixo e deixe sua pegunta  e seu email, que respondo com todo prazer!
Beijos e até a próxima!!!


"A pressa é a inimiga da perfeição!"









4 comentários:

  1. Muito interessante... gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. boas dicas... valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas!!! Também estou querendo comprar um AP, assim já fico ligada nessas taxas!!! No seu caso tem uma taxa de semestralidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gril Yagami! Olha até o momento não tive nenhuma taxa de semestralidade, e espero que não tenha (rsrsr)... Beijos!

      Excluir

Comente! Sugira, critique ou elogie.... Vou amar ler e responder seu comentário! Se tiver alguma dúvida ou pergunta a fazer, coloque seu endereço de e-mail que responderei com o maior prazer. Volte sempre :* !